O tratamento do câncer de próstata localizado é feito com cirurgia e radioterapia. Se o tumor já estiver avançado mas ainda localizado, é incluído também o tratamento hormonal. No caso de metástase, ou seja, quando o câncer já se disseminou para outras partes do corpo, o tratamento é feito sobretudo com terapia hormonal ou quimioterapia.
A cirurgia para tratar o câncer de próstata consiste na retirada completa da próstata (prostatectomia radical) e das vesículas seminais. Após a remoção da glândula, a bexiga é ligada ao canal da urina (uretra) com pontos e é colocada uma sonda para drenar a urina. A sonda é retirada depois de um período que varia entre uma e duas semanas.
É possível que o homem perca a ereção após a operação, já que os nervos responsáveis pela ereção estão muito próximos da próstata e nem sempre eles são preservados durante o procedimento, sobretudo se houver suspeita de que o tumor tenha invadido esses nervos.
Com a retirada da próstata, o paciente também deixa de ejacular e já não poderá ter filhos naturalmente, pois ficará infértil.