Com a chegada da primavera no próximo dia 22/09/2020 e o aumento da temperatura, é importante atentar para uma tarefa que vale na verdade para o ano inteiro e que nem sempre cumprimos bem: beber ao menos 2 litros de água por dia.
Pessoas que não se hidratam adequadamente podem apresentar sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e constipação intestinal.
Beber pelo menos 2 litros de água ou líquido por dia faz com que o organismo fique hidratado, contribuindo para o bom funcionamento dos rins e ajudando a evitar a formação de cálculos urinários.
Para quem não consegue ingerir essa quantidade de água existe a opção de tomar outros tipos de líquidos como água de coco, chás e sucos cítricos naturais (principalmente os de laranja e de limão), os quais podem trazer muitos benefícios para o corpo.
Em relação aos cálculos renais especificamente, essas frutas contêm citrato, uma molécula que dificulta que os cristais de cálcio na urina se juntem, impedindo assim a formação de pedras.
Uma maneira prática de avaliar a nossa hidratação é verificar a cor da urina. Quanto mais clara e translúcida for a urina, mais hidratado estará o organismo.
Para finalizar, aqui vai uma dica do Instituto de Urologia de Jundiaí: tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos. Essa atitude pode ajudar a transformar essa tarefa de se hidratar num hábito prazeroso e saudável.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ