Atualmente o principal método para tratamento de tumores urológicos é a cirurgia. Hoje grande parte dos procedimentos cirúrgicos utilizam um equipamento minimamente invasivo chamado videolaparoscopia.
Entre os principais benefícios da videolaparoscopia para os pacientes estão: menor tempo de internação; menor uso de analgésicos; incisões menores; recuperação pós-operatória mais rápida e menos dor.
Por meio de pinças finas colocadas na região abdominal, o cirurgião consegue operar sem a necessidade de abrir completamente o local. Nessa técnica, assim como na cirurgia convencional aberta, a experiência e a habilidade do especialista são importantes para o sucesso do tratamento. Nossa equipe do Instituto de Urologia de Jundiaí valoriza muito a Videolaparoscopia e está preparada e sempre atualizada para oferecer as melhores opções terapêuticas para cada paciente.
Como exemplo prático mostramos aqui o caso de uma paciente do Instituto de Urologia submetida a um procedimento de Adrenalectomia Videolaparoscópica Direita devido tumor produtor de aldosterona + hipertensão arterial de difícil controle. A videolaparoscopia permitiu um campo visual muito bom em uma área complexa do organismo humano, e contribuiu para proporcionar um excelente resultado pós-cirúrgico para essa paciente.