Horário de Atendimento:

Seg - Sex. 8h às 20h

Telefones:

11 4587-1396 / 11 4521-1176 / 11 4521-1116

O Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata

Atualmente o câncer de próstata é o tumor maligno sólido mais comum entre os pacientes do sexo masculino (excetuando-se o câncer de pele não melanoma). É também a segunda maior causa de óbito por câncer entre os homens. Espera-se que haja em torno de 65 mil novos casos de câncer de próstata para os anos de 2020, 2021 e 2022, valor que corresponde a um risco de 62 casos novos a cada 100 mil homens.

Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença, e aproximadamente 20% são diagnosticados em estágios avançados, embora políticas para o diagnóstico precoce da doença como o Novembro Azul estejam ajudando a melhorar a conscientização da população masculina e mudar esse panorama.

Uma abordagem individualizada do paciente é fundamental para possibilitar as melhores opções de prevenção e tratamento para esse tipo de patologia.

O Instituto de Urologia de Jundiaí segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia. Atualmente recomenda-se que homens a partir de 50 anos façam uma avaliação com um urologista com o objetivo de detecção precoce do câncer de próstata. Os homens que fizerem parte do grupo de risco (raça negra e histórico familiar positivo) devem procurar mais precocemente por orientação, a partir dos 45 anos.

O rastreamento deverá ser realizado após discussão dos riscos e potenciais benefícios, sempre em decisão compartilhada com o paciente e familiares.

SBU – Sociedade brasileira de Urologia
INCA – Instituto Nacional do Câncer

Informações da postagem:

Postagens recentes:

×