Aproveitando o mês de conscientização sobre a Saúde do Homem é muito importante discutir sobre Câncer de Testículo. Os tumores testiculares são pouco frequentes, sendo responsáveis por apenas 5% dos tumores malignos do homem. No entanto, acometem homens em plena fase produtiva, com maior incidência entre 15 a 35 anos. A boa notícia é que apresenta baixa mortalidade e altas taxas de cura se tratado adequadamente.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer testicular são história pessoal ou familiar de tumor testicular, criptorquidia (testículos posicionados fora da bolsa testicular) e infertilidade.
Mas quando desconfiar de que algo está errado com o seu testículo ? O sinal mais comum é o aparecimento de um nódulo endurecido, normalmente indolor e de crescimento rápido. Outros sinais são também importantes como alterações do volume testicular, alteração da consistência do órgão, sangue na urina ou dor na porção mais inferior do abdome. O exame de ultrassonografia da bolsa testicular é o mais importante para o diagnóstico. O tratamento do câncer de testículo é cirúrgico e dependendo do tipo do tumor é realizado uma terapia complementar com radioterapia ou quimioterapia.
Dessa forma, nesse NOVEMBRO AZUL, segue uma importante dica para ajudar no diagnóstico precoce da doença, realize regularmente o AUTO-EXAME dos testículos. É importante ressaltar que nem toda alteração ou nódulo testicular trata-se de tumor. Na dúvida, nunca hesite em procurar o seu urologista. E lembre-se: “SEJA DONO DA SUA SAÚDE .
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ