A infertilidade masculina corresponde à incapacidade do homem em produzir espermatozoides em quantidade ou com a qualidade suficiente para conseguir fecundar o óvulo e resultar em gravidez.
A capacidade reprodutiva do homem pode ser influenciada por hábitos de vida como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, obesidade, uso de anabolizantes e de drogas ilícitas, entre outros.
Alterações no sistema reprodutor, infecções, alterações hormonais ou genéticas, varicocele, que é um tipo de variz que surge nos testículos e que interfere diretamente na produção dos espermatozoides, também são causas de infertilidade para o homem.
Situações profissionais podem interferir na fertilidade do homem, por exemplo: contato no serviço com altas temperaturas e contato com agrotóxicos e agentes químicos.
É importante que a causa da infertilidade seja logo identificada para que o urologista possa indicar o tratamento mais adequado, seja orientando mudanças nos hábitos ou para o uso de medicamentos, hormônios ou realização de cirurgia.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ