O aumento prostático benigno é um problema urológico comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. O nome técnico é Hiperplasia Prostática Benigna, também conhecida pela sigla “HPB”. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens em todo o mundo.
A HPB é o tumor benigno mais comum no homem, e sua presença não aumenta o risco de câncer de próstata (tumor maligno). Entretanto, homens podem apresentar os dois problemas ao mesmo tempo.
O aumento benigno da próstata ocorre a partir dos 40 anos para grande parte dos homens, mas nem todos apresentarão sintomas. Essa situação se torna mais frequente conforme a idade avança, e pode acometer até 70% dos homens com mais de 70 anos.
A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e envolve a uretra. Seu tamanho no homem jovem é de até 30 gramas e sua principal função é adicionar fluídos ao sêmen (líquido eliminado na ejaculação). O aumento prostático pode bloquear a passagem da urina pela uretra e pressionar a bexiga, causando sintomas como esforço para iniciar as micções, jato urinário fraco ou com pausas, resíduo de urina na bexiga, aumento da frequência urinária, entre outros.
Felizmente, existem tratamentos muito eficientes para este problema urinário, que envolvem desde o uso de medicamentos específicos a tratamentos cirúrgicos endoscópicos, convencionais e também os minimamente invasivos.
É muito importante acompanhar com um especialista no assunto, nesse caso o Urologista. Complicações futuras podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ