A fimose consiste na presença de um anel fibroso e com pouca elasticidade na pele do prepúcio do pênis, causando uma dificuldade na exposição da glande. Pode ocasionar dificuldades para a higiene local, problemas na relação sexual e mesmo infecções urinárias ou balanopostites ( infecção da glande e do prepucio).
A fimose no adulto tem causas diferentes das encontradas nas crianças e geralmente ocorre devido a fatores como contato contínuo com a urina, pequenos traumas durante a relação sexual, umidade excessiva e infecções por fungos ou bactérias. Tudo isso provoca uma inflamação crônica associada à perda da lubrificação do pênis e atrofia da pele que recobre a glande.
Pode-se tentar um tratamento com cremes hidratantes e anti-fúngicos, mas uma parcela dos homens com essa condição pode precisar de uma cirurgia para remover a pele atrofiada (postectomia).
Após a cirurgia orientamos não realizar atividades sexuais por cerca de 4 semanas.
São utilizados fios de sutura absorvíveis, e dessa forma não há necessidade da retirada de pontos posteriormente. A sensibilidade da glande tende a melhorar bastante algumas semanas após o procedimento.
Entre os benefícios da postectomia temos a diminuição do risco de contaminação pelo vírus HPV e do desenvolvimento de câncer de pênis.
Caso você tenha alguns desses sintomas, procure o Instituto de Urologia de Jundiaí para esclarecer suas dúvidas e receber uma orientação especializada de um urologista da nossa equipe.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ