A prostatectomia robótica assistida é uma evolução da cirurgia laparoscópica. O robô é operado por um cirurgião principal que fica posicionado num console dentro da sala de cirurgia. Um outro cirurgião e um instrumentador auxiliam no posicionamento das pinças que são utilizadas no procedimento.
A visão do campo operatório é tridimensional e a câmera é controlada pelo próprio cirurgião. O robô permite a reprodução fiel dos movimentos da mão do cirurgião e tem um filtro que impede que qualquer tremor seja transmitido às pinças que estão no paciente.
Tudo isso aumenta a segurança para toda equipe envolvida na cirurgia e principalmente para o paciente.
Na cirurgia robótica do câncer de próstata são realizamos cinco pequenas incisões de 1 cm no abdome, logo abaixo do umbigo.
O procedimento cirúrgico transcorre com uma visão privilegiada dos nervos responsáveis pela ereção e do esfíncter responsável pela continência.
Outros benefícios em se realizar a cirurgia para o câncer de próstata são: menor risco de sangramento no
intra-operatório e menores taxas de transfusão sanguínea; menos dor no pós operatório levando a menor tempo de internação hospitalar com retorno mais rápido às atividades e ao trabalho.
O procedimento leva em média de 3 a 4 horas para ser realizado.
Atualmente ainda não temos o robô nos hospitais de Jundiaí, mas os médicos do Instituto de Urologia de Jundiaí poderão te acompanhar nesse procedimento nas cidades de Campinas ou São Paulo.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ