Cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, acometem cerca de 10% das pessoas e ocorrem pelo acúmulo de substâncias minerais dentro do sistema urinário. Podem ser de vários tipos, sendo que os mais comuns são de Oxalato de Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Fosfato de Cálcio.
Os principais fatores que levam a formação das “pedras nos rins” são a baixa ingesta de líquidos e o alto consumo de sódio. Infecções urinárias e dieta rica em proteínas também podem contribuir para o problema.
Obesidade, sedentarismo, diabetes e histórico familiar positivo também são fatores de risco.
Veja abaixo medidas simples que podem auxiliar na prevenção contra a formação de cálculos renais:
1. Beba ao menos 2 litros de água por dia (todos os dias)
2. Evite ingerir alimentos com muito sódio
—por exemplo: embutidos (salame, salsicha), temperos prontos, refrigerantes, sucos artificiais, alimentos industrializados —
3. Se você puder, aumente a ingesta de sulco natural de limão e de laranja. Essas bebidas cítricas tem muito citrato, que ajuda a bloquear a formação de novos cálculos.
4. Limite a proteína animal. Comer em excesso carne vermelha, aves, ovos e frutos do mar pode aumentar o nível de acido úrico e ajudar na produção dos cálculos renais.
5. Evite alimentos que estão relacionados com a formação de cálculos renais, como beterraba, chocolate, feijão, grão de bico e nozes. Tente consumi-los em menor quantidade.
6. Faça uma avaliação com seu urologista ao menos 1 x por ano, para realizar exames preventivos e receber as orientações devidas e necessárias ao seu caso.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ