A infecção urinária durante a gravidez é um problema muito frequente devido às alterações fisiológicas que ocorrem nesse período e que favorecem a colonização do trato urinário por bactérias. Estes problemas afetam a qualidade de vida da mulher e podem aumentar o risco de complicações maternas e fetais neste período.
A progesterona é um hormônio que aumenta de forma natural nas grávidas, mas esse hormônio também reduz o movimento dos ureteres que drenam a urina do rim para a bexiga. Além disso, conforme o bebê cresce e o útero aumenta, ocorre uma compressão do útero no sistema urinário. Tudo isto predispõe a infecção urinária. Podemos esperar que pelo menos 5% das gestantes tenham ao menos uma infecção urinária durante a gravidez.
Listamos algumas medidas para diminuir o risco de infecção urinária na gravidez:
1- não segurar o xixi de forma alguma;
2- limpar a região genital sempre que for ao banheiro, sem encostar o papel higiênico no ânus ( dar preferência à duchinha);
3- lavar a região vaginal com sabonete neutro sempre que tiver relações sexuais;
4- beber bastante água e demais líquidos saudáveis;
5- realizar o pré-natal de forma adequada e seguir as orientações do obstetra, principalmente em relação à coleta de exame de urina preventivo durante a gravidez.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ