Muitos casais se deparam com uma dificuldade para engravidar quando decidem ter um filho. O que muitos não sabem é que em 40 % das vezes o problema está no homem, em 40% está na mulher, e em 20% está em ambos.
Estudos recentes mostram que a fertilidade masculina vem caindo em todo o mundo.
Como é feito o diagnóstico?
O principal exame para avaliar e diagnosticar o problema é o espermograma, que deve ser recomendado pelo urologista, e que tem como objetivo avaliar a quantidade e a qualidade do espermatozoide produzido. Esse exame é feito a partir da análise em laboratório de uma amostra de sêmen que deve ser coletada no próprio dia no laboratório após masturbação.
A partir do resultado do espermograma podem ser necessários outros exames mais específicos: dosagem de testosterona, de hormônios tireoidianos, prolactina, exame de urina, ultrassom da bolsa escrotal, teste de microdeleções do cromossomo Y.
Atualmente recomenda-se a avaliação inicial do homem a partir de 18 anos de idade, pois o diagnóstico precoce de alterações na fertilidade pode fazer toda diferença na capacidade futura de gerar filhos.
Procurar um especialista da área é muito importante nesse processo de investigação. O Instituto de Urologia de Jundiaí conta com profissionais qualificados e atualizados também nessa área da Urologia.
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ