O HPV é um vírus muito prevalente em pessoas sexualmente ativas e pode ser transmitido por contato direto, sexo oral, vaginal ou anal. Existem mais de 150 tipos de vírus e pouco mais 30 deles podem infectar os homens e mulheres.
A história natural do HPV é bem complexa e na maioria das vezes se manifesta como lesões de aspecto verrucoso ano-genitais. Algumas pessoas também podem ser portadoras assintomáticas.
A infecção pelo HPV é um problema de saúde pública pois está associado ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, tumores do reto e canal anal, câncer de pênis e tumores de cabeça e pescoço.
Em 2014, o Brasil introduziu a vacina quadrivalente no programa público de vacinação para meninas de 9 a 14 anos. Após atualização em 2017, o programa de vacinação foi ampliado para meninos de 11 a 14 anos e populações de risco até 26 anos (portadores de HIV, pacientes oncológicos e etc).
A mensagem final e mais importante é que existe tratamento e em caso de aparecimento de lesões suspeitas (verrugas) a orientação é que você procure o seu médico imediatamente!
HPV tem TRATAMENTO!
INSTITUTO DE UROLOGIA DE JUNDIAÍ